Coluna Ceará Run (18.3)


Tem um paredão no meio do caminho




Paredão lembra
escalada, arvorismo, som alto ou mesmo futebol quando se quer denominar um bom goleiro, daqueles que fecham o gol. Mas e na corrida de rua, tem paredão?


Tem e passou a ser um dos grandes problemas nas grandes provas que contam com dois, três, cinco mil atletas. Algo que poderia ser contornado se os corredores prestassem atenção a regras simples de conduta.

Se você não é do grupo da elite, corredores privilegiados que largam na frente, sem ninguém adiante, já devem ter se deparado com um paredão desses que estou falando. E sabe bem da dificuldade em ultrapassar.

O paredão se forma quando dois ou mais corredores resolvem correr um ao lado do outro, conversando sabe-se lá o que. Não se importam com quem vem atrás ou com o ritmo dos demais participantes. Quando a pista é estreita então, pronto, está feito o engarrafamento. Para passar por um paredão requer alguns movimentos rápidos e uma ginástica danada.

Fluxo da corrida

Ora, a corrida é como o o fluxo de trânsito dos carros. Os mais rápidos vão pela esquerda, os lentos andam pela direita. Fácil não? Só prestar atenção no fluxo que se forma. Vai diminuir o ritmo, parar ou pegar água?
Não cruze a pista, nem fique ziguezagueando. Saia pela direita, aos poucos, diminuindo as passadas aos poucos. Regra simples, mas pouco seguida pelos atletas. Será que as assessorias estão repassando isso?

CURTAS
-  Feriadão neste fim de semana e somente uma corrida na Grande Fortaleza. É em Pindoretama, em homenagem a São José.

- Para quem curte asfalto e trilhas ao mesmo tempo, dia 10 de abril tem a 26ª Ases Adventure. Inscrições ainda abertas no site da Caprius.


Paulo Rogério
Jornalista e corredor

Comentários