Na rua ou na esteira?

Coluna Ceará Run




Correr na esteira ou na rua? Eis uma questão que surge assim que a decisão de sair do sedentarismo é tomada. Como tudo na vida, cada atividade tem seus prós e contras. Resta ao candidato a atleta decidir qual aquela que ele se adapta melhor. Quem corre na esteira pode não conseguir se sair bem na pista, e vice-versa.

Vamos a algumas dicas. Embora tenham movimentos idênticos, há condições específicas que os tornam atividades diferentes. A esteira, por exemplo, tem velocidade constante o que leva o praticante a correr, de forma inconsciente, para cima e não para frente como acontece na rua. A consequência é o tempo entre uma pisada e outra aumentar.

Em compensação, essa velocidade constante da esteira é ótima para o corredor aprender a manter o ritmo. Há quem reclame ainda da monotonia do ambiente fechado e da falta de interação nas academias. De fato, só a rua proporciona paisagens diferentes, contato direto com a natureza e maior socialização. 

Por outro lado, a esteira independe do clima e do horário. O que no nosso caso do Sol constante de Fortaleza é importante. Já se imaginou correndo às 11 horas, em pleno aterro?

Pelo lado físico, a esteira e a rua dividem as vantagens. A primeira gera menos impacto no joelho e diminui risco de entorses, topadas e quedas. No asfalto, terra, areia ou grama o gasto energético é bem maior devido às irregularidades do terreno. Muda-se a mecânica do movimento da corrida. Além disso, a presença de tantos fatores desenvolve o equilíbrio e coordenação.

A verdade é que o ideal seria combinar as duas versões, garantindo as vantagens que ambas possuem. O que não dá é ficar parado, ora por causa da rotina da academia, ora por causa do Sol rachando do lado de fora. Escolha onde você mais se adapta, coloque o tênis e vá à luta.

CURTAS
- Pedido ao novo prefeito de Fortaleza: que tal implantar um Circuito Popular de Corridas nos bairros da capital. Um por mês, de 5km e 10km, com inscrições grátis. As areninhas serviriam de referência

- Em maio tem a Riomar Fortaleza, etapa do Track & Field Run Series. Inscrições estão abertas em www.sportpass.com.br/eventos










Comentários