Segurança durante a corrida


Segurança acima de tudo




Fôlego? Dor na perna, na canela ou tornozelo? Que nada. O maior problema para quem curte correr nas cidades grandes é outro. Bem menos fácil de resolver, mas que precisa ser sempre lembrado: a insegurança nas ruas. Quem corre na avenida Beira Mar, entre o Aterro da Praia de Iracema e o Mercado dos Peixes, sabe bem do que estou falando.
Infelizmente a convivência entre os corredores com carros, motos e bicicletas nem sempre é pacífica. Ora pela falta de respeito dos motoristas, ora pelo descuido dos atletas. Mas na maioria das vezes causado pela falta de respeito. Nem mesmo durante as provas, com espaços reservados, cones, guardas e tudo mais há qualquer tranquilidade.
É fácil encontrar nas provas motoristas que não esperam a passagens dos corredores e simplesmente avançam sobre os atletas. E tanto faz se for no burburinho da avenida Pessoa Anta, próximo a Feira da Madrugada, como na Washington Soares, zona nobre de Fortal. Também é bem fácil encontrar atletas saindo do corredor delimitado para se arriscar por alguns metros nas avenidas.
Dicas de segurança
Mesmo durante os treinamentos, geralmente feitos ao redor de calçadões e praças, o perigo é constante. Como precaução nunca é demais, é sempre bom lembrar algumas dicas de segurança para os corredores. Seja para evitar atropelamentos, seja para fugir dos assaltantes.
  1. Fique visível para o motorista. Use roupas claras e com detalhes refletivos.
  2. Evite correr sozinho à noite. Tente encontrar um grupo de corrida para as passadas noturnas
  3. Leve um documento e, pelo menos, R$ 10 no bolso. Se possível corra com o celular para chamar alguém em caso de necessidade.
  4. Gosta de correr com música? Coloque o fone em um só ouvido. Deixe o outro livre para escutar buzinas, apitos, pessoas chamando.
  5. Se vai correr na rua, opte em ir pela contramão do fluxo dos carros, de uma maneira que você e o motorista não sejam surpreendidos.
  6. Evite correr em lugares desertos, não só durante a noite, mas também nas primeiras horas do dia.
  7. Não use aparelhos eletrônicos que chamam a atenção como Ipods, celulares ou mesmo tênis caros.
Curtas
- Abertas inscrições para VIII Corrida O POVO. Prova será dia 25 de junho, às 19h na avenida do Aeroporto. Informações: www.caprius.com.br
- Leia mais em: http://www.canalmovimente.com.br/ceara-run-seguranca-durante-a-corrida/#sthash.81YS40sO.dpuf

Comentários