Ceará Run: Garanta uma longa vida nas corridas de rua



Estou no mundo das corridas de rua há pelo menos oito anos. Verdade que não sou um atleta de ponta, nem meus tempos são aquela coisa. Na realidade essa é uma preocupação que passou com o tempo. Hoje o que me importa é terminar bem, cumprir os desafios propostas e manter a qualidade de vida, Creio que a maioria dos praticantes entrou no esporte por esse motivo: melhorar a saúde.
O maior orgulho, porém, não são essas pequenas conquistas dominicais – embora sejam importantes. O que me faz sentir bem é que neste período todo nunca sofri uma única lesão, seja entorse, seja canelite, seja estiramento, ou qualquer outra inflamação. Talvez o único acidente tenha sido uma queda em treino na Bezerra de Menezes, durante a reforma que esculhambou aquela avenida.
A reflexão acima é endereçada aqueles que sempre me respondem que não correm porque o esporte causa muita lesão. Bom, de fato a corrida é uma prática de alto impacto. Correr afeta músculos, tendões, ossos, a circulação sanguínea, pressão arterial. Futebol, vôlei, lutas marciais, tênis, enfim, outras modalidades também. Todos têm suas particularidades.

Dica

O segredo para ter vida longa na corrida é um só: saber ouvir o próprio corpo. Tem gente que exagera no treino ou força a musculatura ao máximo e pronto. Vai para geladeira ficar dois ou três meses sem poder correr. Isso quando a contusão não é mais grave – nos joelhos, principalmente – e a solução é a cirurgia.
Não adianta querer ser um Bolt da vida. Cada um tem sua história e seus caminhos. Se você vai começar agora e já tem problemas de postura, de coluna e até na forma de caminhar, vá com calma. Procure um médico e se puder um bom educador físico. Não é só correr e seguir planilhas genéricas. 
Tenha paciência, ouça seu corpo, respeite seus limites e tenha uma longa vida nas corridas de rua.

Curtas
- Federação Cearense de Atletismo recebe de R$ 4 mil a R$ 6 mil para autorizar uma prova aqui no Ceará. Bem que podia fazer algo para coibir quem se inscreve com nome de idoso – para pagar meia – e ainda tira os verdadeiros corredores do pódio de classificação. Vamos trabalhar!

- Corrida de Guaramiranga já é no próximo dia 20. Tá com as pernas preparadas para enfrentar as curvas e as subidas no caminho Guaramiranga- Pacoti.

Comentários