Corrida 21K Terra da Luz: um convite para interação com Fortaleza


Conhecer e interagir com a história e a cultura de Fortaleza. Essa é a ideia do percurso da Corrida 21k Terra da Luz, primeira meia maratona turística de Fortaleza que acontece na manhã do domingo, 5 de novembro. Realizada pela Nova Letra, empresa cearense de referência em concepção, planejamento, promoção e gestão de conteúdos criativos para o esporte, a cultura e o turismo, a prova é um verdadeiro convite para passear pelos pontos mais emblemáticos da capital cearense. 
O diretor da prova, Fernando Elpídio, explica o diálogo que cada quilômetro tem com a proposta da prova, além de enaltecer a relação do esporte com as características que remetem à história da cidade. “O próprio nome Terra da Luz traz no seu conceito uma base de referência à Luz, liberdade, redenção, ir e vir, características fundamentais na modalidade esportiva corrida de rua”, ressalta.
Confira o passo a passo do percurso da 21k e as informações de cada destino escolhido para a primeira Meia Maratona Turística da cidade:

    LARGADA E CHEGADA – Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Parque Bisão ou Parque do Riacho Maceió)Localizado no cruzamento da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe, é palco há dois anos da Corrida Pé na Carreira, também realizada pela Nova Letra, e revitalizou a região com uma área propícia para o passeio, encontro e esportes, com pontes, bancos e estação de bicicletas compartilhadas.

      Farol do Mucuripe: Com nova estrutura inaugurada em setembro de 2017, o equipamento tem 71,1 metros e é, agora, o maior farol das Américas e o 6º maior do mundo, superando em 49 metros o antigo, que foi desativado em julho. O alcance geográfico aumenta de 24 para 27 milhas náuticas, enquanto que o luminoso chega a 43 milhas. A nova estrutura foi construída com concreto armado e dispõe de tecnologia equiparada aos principais faróis do mundo.

        Corpo de Bombeiros
          Avenida Beira Mar: Um dos principais cartões-postais da cidade, o local passa por revitalização com um novo desenho que pretende priorizar a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficiar o passeio livre no local. Ao longo da orla, os turistas e moradores podem conferir pontos simbólicos como o Mercado dos Peixes, Espigões, Feirinha de Artesanato, além das estátuas de Iracema e Iracema Guardiã e a Ponte dos Ingleses.


             Estátua de Iracema Guardiã: Situada na Avenida Beira Mar, foi inaugurada em 1996, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema. O monumento foi esculpido pelo artista plástico Zenon Barreto e mostra a índia do romance homônimo de José de Alencar segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha. Em 2012, passou por uma restauração que revestiu a cor e os traços da escultura.
              Igreja de São Pedro: Inaugurada em 22 de janeiro de 1939, a simpática capela fica na Rua dos Tabajaras, enaltecendo a Praia de Iracema como um dos bairros mais elegantes da capital.
                Centro Cultural Dragão do Mar: Centro cultural com mostras permanentes, o equipamento reúne cafés, teatro, exposições e planetário. O nome vem de uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar, cearense engajado na luta pela libertação dos escravos. Além das opções culturais na programação, o local é cercado por bares e restaurantes.

                Prédio da Secretaria da Fazenda: Fundado em 1927, o Edifício Edson Ramalho, prédio-sede da Secretaria da Fazenda - SEFAZ, é histórico e acumula, em suas pomposas instalações, histórias da Província do Ceará. Foi o primeiro prédio a ser tombado na “Terra da Luz” (1982), pelo Governador Cel. Virgílio Távora. Inaugurado durante a administração do então prefeito Moreira da Rocha, o prédio preserva, até hoje, sua estrutura original.



                  Forte de Nossa Senhora de Assunção: As origens do forte são de 1649, quando o holandês Matias Beck fundou o forte de Schoonenborch. Em 1654, os portugueses reconquistaram o local e, nele, construíram o Forte de Nossa Senhora da Assunção. Em 1817, o forte daria origem à histórica Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, obra do tenente-coronel Antônio José da Silva Paulet. Desde 1948, o local é sede do Comando da 10ª Região Militar.
                    Catedral de Fortaleza: Em estilo gótico romano ou gótico moderado, a Catedral foi inaugurada em 1978, depois de ter passado quase 40 anos para ser construída. Ela ocupa parte da Praça Pedro II, no Centro de Fortaleza, tendo capacidade para cinco mil pessoas. O Templo destaca-se pela sua importância arquitetônica e a beleza dos vitrais.
                      Praça dos Leões: Construída em 1877, oficialmente chama-se Praça General Tibúrcio, em homenagem ao General cearense, que participou da Guerra do Paraguai. É conhecida popularmente por Praça dos Leões por possuir estátuas de leões em bronze trazidas da França, no início do século XX. Outro destaque recente é a estátua de bronze de Rachel de Queiroz, sentada em um dos bancos da praça. Situa-se no Cruzamento das ruas São Paulo e Sena Madureira.


                      Praça do Ferreira: Recebeu esse nome em 1871, numa homenagem ao Boticário Ferreira, responsável pela reforma e urbanização do local, enquanto ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Ao longo dos anos, a praça recebeu vários nomes, como Feira Nova, Largos das Trincheiras, Pedro II, Municipal e Do Ferreira, nome que permanece até hoje. Conhecida como o coração da cidade, a praça é palco de diversas manifestações artísticas e culturais de dança, música, teatro, artesanato, além de sediar a Coluna da Hora, relógio gigante que chama atenção de quem passa.
                        Praça da Justiça Federal
                          Santa Casa de Misericórdia: A construção foi iniciada em 1847 e concluída em 1857. Inicialmente, tinha só um andar e se chamava Hospital de Caridade. Em 1961, volta a ser inaugurada, dessa vez, com o nome leva que até hoje. Em 1915, passa do controle do Estado para o arcebispo de Fortaleza. O edifício é reformado em 1920, ganhando mais um andar e fachadas com características neoclássicas que são mantidas até hoje.

                          Praça da Estação: O local era, no século XIX, um campo onde as tropas coloniais e imperiais treinavam milícias, praticam esportes e realizavam torneios hípicos de argolinha. Em 1830, numa homenagem à imperatriz Amélia de Leuchtemberg, esposa de Dom Pedro I, o logradouro passou a ser chamado de Campo da Amélia. Em 1871, tem início a construção da Estrada de Ferro de Baturité e a chegada da primeira locomotiva da estrada de Ferro, batizada de Fortaleza. Dois anos depois, acontece a inauguração da Estação Central. Diante de tantas mudanças, o logradouro perde o nome de Campo da Amélia passando a se chamar oficialmente, em 1882, de Praça Senador Carreira. O nome permaneceu durante oito anos, mas, com a Proclamação da República, o local passa a ser chamado de Praça da Via Férrea. Em 1932, é oficializada de Praça Castro Carreira, mas o local continua sendo tratado pelos fortalezenses como Praça da Estação.
                            Estátua Santa Edwiges na Avenida Leste Oeste: Inaugurado no dia 15 de outubro de 2008, mesma data dedicada à santa, o monumento tem 11 metros de altura e fica nas proximidades da paróquia homônima. A estátua que homenageia a santa, considerada padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias, foi elaborada em concreto armado com acabamento em resina epóxi e feita pelo artista plástico Franciné Macaio Diniz.

                            Serviço
                            21k Terra da Luz
                            Data: 
                            5 de NovembroHorário: 5h (concentração)Local: Parque Bisão (Av. Beira Mar, 4364 – Meireles)Percursos: 21k, 5k e 10kInscrições
                            Online:
                             https://www.21kterradaluz.com.br
                            Pagamento em Dinheiro: Loja Pratick - Shopping Plaza Tower - Av Santos Dumont, 2626, (85) 3244.3858; e CIAA – Centro Integrado de Apoio ao Atleta. Rua Dep Moreira da Rocha, 925, (85) 2181.0840.Site: https://www.21kterradaluz.com.br
                            Facebook: https://www.facebook.com/21kterradaluz/
                            Instagram: https://www.instagram.com/21kterradaluz/
                            Mais Informações: (85) 2181.4092Organização:
                             Nova Letra 

                            Comentários